back to top

Estudo vai analisar impacto do exercício físico sobre o câncer de próstata

spot_img

O exercício físico pode ter um efeito direto sobre o câncer de próstata e ser tão eficaz quanto os medicamentos utilizados no tratamento da doença. Essa hipótese está sendo avaliada por pesquisadores canadenses em ensaio clínico de Fase III e os objetivos do estudo foram apresentados na conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

Veja também: Como os exercícios ajudam a prevenir a formação de um tumor

Diferentes estudos já demonstraram a importância de uma rotina de exercícios. Agora, o grupo canadense quer comparar a sobrevida global (SG) de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração em homens aleatoriamente designados para receber apoio psicossocial exclusivo ou associado à atividade aeróbica de alta intensidade e treinamento de resistência por 24 meses.

Este é o primeiro estudo desenhado para avaliar a relação entre exercício físico e sobrevida em homens com câncer de próstata, além de se propor a elucidar os mecanismos pelos quais o exercício atrasa a progressão do câncer. O estudo considera pacientes virgens de tratamento e aqueles em terapia com enzalutamida e abiraterona sem evidência de progressão da doença. A expectativa dos pesquisadores é incluir 866 pacientes.

“Os benefícios do exercício físico podem ir além de sua conhecida capacidade para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer”, explicou o urologista Fred Saad, pesquisador da Universidade de Montreal e primeiro autor do estudo. Saad acredita que o exercício físico afeta diretamente o câncer e é tão eficaz como as drogas empregadas no tratamento, mesmo em estágios avançados da doença.

Para os pesquisadores, a prática de exercícios deve ser entendida como uma intervenção adjuvante de baixa toxicidade, que pode ser combinada à terapia padrão para melhorar os resultados em pacientes com câncer de próstata.

 Referência

Saad F, Kenfield SA, Chan JM, et al. Intense exercise for survival among men with metastatic castrate-resistant prostate cancer (INTERVAL – MCRPC): a Movember funded multicenter, randomized, controlled phase III study. J Clin Oncol. 2016;34(suppl):Abstr TPS5092.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria