Câncer / Fatores de Risco

Publicado em 03/09/2013

Revisado em 08/03/2017

Fatores envolvidos no aparecimento do câncer

Damos o nome de carcinogênese à sucessão de eventos genéticos que transformam uma célula normal em maligna. A carcinogênese é um processo de alta complexidade que pode ser induzido por vários fatores. Um fator de risco é um acontecimento ou característica pessoal que aumenta o risco de desenvolver câncer.

Diferentes tumores apresentam diferentes fatores de risco. Alguns, como cigarro e álcool, podem ser controlados; outros, como predisposição genética e idade, não.

A presença de um ou mais fatores de risco não é condição necessária nem suficiente para o aparecimento do câncer: há pessoas com vários fatores de risco que não desenvolvem a doença, enquanto outras sem nenhum apresentam tumores graves.

cap2-1 fatores

Fatores de risco mais relevantes para o surgimento do câncer. Embora raramente algumas pessoas possam nascer com um defeito genético herdado (mutação), os fatores mais importantes no aparecimento dos cânceres são fatores externos que em última instância levam a mutações ou alterações dos genes das células.