Câncer / Tratamento

Redação VOC

Publicado em 05/09/2014

Revisado em 20/08/2015

Outras armas contra o câncer

outras-armas-vkovalcik-366x164Terapia gênica

Explora a possibilidade de corrigir os defeitos que ocorreram nos genes responsáveis pela multiplicação descontrolada, característica das células malignas. Outra estratégia estudada é introduzir genes nas células normais, capazes de torná-las resistentes aos efeitos tóxicos da quimioterapia e dos demais tratamentos do câncer. Esses tratamentos são experimentais e ainda não estão disponíveis.

Ablação por radiofrequência

[relacionados]

A radiofrequência é um tipo de energia elétrica que pode ser usada na medicina para tratamento de diversas doenças, incluindo metástases no fígado. A aplicação dessa energia gera calor por um período de tempo específico, resultando na morte dos tecidos em que é aplicada. A ablação por radiofrequência é mais usada no tratamento de metástases do câncer de cólon ou reto.

A técnica consiste na introdução de agulhas especiais nos tumores do fígado, o que pode ser feito através da pele, durante uma laparoscopia ou durante uma cirurgia convencional. Em todos os casos, a introdução das agulhas é feita sob efeito da anestesia e guiada por ultrassonografia, para melhor posicionamento. Depois de encontrado o tumor, a ponta da agulha se abre como um leque , e os tumores são literalmente queimados.

Crioterapia

A crioterapia é a utilização do frio com finalidades terapêuticas, algo que pode ser feito no caso do câncer de rim e próstata ou, mais raramente, de outros tumores. No câncer de próstata, a crioterapia (ou criocirurgia) é usada em alguns casos como alternativa ao tratamento mais convencional com radioterapia ou cirurgia. A técnica consiste na introdução de uma substância congelante, como o nitrogênio líquido ou o gás argônio, que atinge a próstata passando através de agulhas inseridas pelo cirurgião, estando o paciente sob efeito de anestesia. No câncer de rim, pode ser usada em lesões menores que 4cm, como alternativa à cirurgia.