Dia a Dia do Paciente / Efeitos Colaterais

Juliana Conte

Publicado em 07/12/2015

Revisado em 08/03/2017

Touca gelada evita queda de cabelo durante a químio

Quando falamos sobre os efeitos colaterais da quimioterapia, uma das primeiras associações é em relação à queda de cabelo. O que poucas pessoas sabem é que existe atualmente no Brasil uma touca que pode diminuir e até evitar a alopecia.

A paciente Bruna Faleiros, portadora de um câncer de mama, foi uma das que utilizou o acessório durante todo o tratamento quimioterápico e relata como isso a ajudou a manter a auto-estima. “Estava há seis meses fazendo químio e conseguimos manter o cabelo. Cheguei a fazer orçamentos de perucas, porque não tinha certeza se daria certo ou não. As pessoas de fora tendem a dizer: ‘olha, o cabelo é a última coisa que você tem que se preocupar’, mas não é assim. O fato de o cabelo não ter caído foi muito importante. Não parece que estamos doentes, sabe?”.

Durante o evento Todos Juntos Contra o Câncer, que ocorreu nos dias 25 e 26/08/2015 em São Paulo, o oncologista clínico Marcelo Cruz, titular do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes do Hospital São José – Beneficência Portuguesa de São Paulo, explicou sobre o artefato que pode ajudar a vida de muitas pessoas. Leia a entrevista:

De que maneira a touca evita a queda de cabelo?

Como ela deve ser armazenada em temperaturas bem baixas (- 20ºC, -30ºC), é necessário um freezer especial para guardá-la. Quando o paciente coloca a touca, os vasos sanguíneos da região da cabeça se contraem. Com espaços mais estreitos, o fluxo de sangue diminui na região e a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor. A taxa de sucesso varia entre 60% a 100%.

O paciente tem que colocar a touca em que momento?

Cerca de 20 minutos antes de começar a químio, o couro cabeludo da pessoa é molhado para facilitar a aderência. Colocamos também uma touca cirúrgica para proteger a cabeça, porque a outra touca é extremamente gelada e pode queimar o couro do paciente. Além disso, ela precisa ser trocada cronometricamente a cada 30 minutos para manter a temperatura. Tudo isso para evitar que a menor quantidade de remédio possível chegue até o folículo capilar.

Qualquer pessoa que esteja tratando o câncer pode utilizar?

Não. Na verdade, nos linfomas, leucemias e outros cânceres hematalógicos, nós evitamos utilizar porque são doenças da corrente sanguínea. Então, não podemos fazer a constrição dos vasos. Mas a touca pode ser utilizada tanto por homens quanto por mulheres. Muitas pacientes com câncer de mama se beneficiam. Somente se elas estão tomando doses muito altas de químio é que não conseguimos evitar a queda.

Mas é legal ressaltar que não é só para o câncer de mama, mas para outros tipos de tumor também. Questione seu oncologista sobre a possibilidade e cobre os centros de tratamento se eles não possuírem, porque não adianta o paciente comprar a touca. O hospital tem que ter, por conta da refrigeração especial. A equipe de enfermagem também tem que ter um treinamento especial.

Quais os cuidados necessários que a pessoa precisa ter enquanto faz o tratamento?

O paciente deve ficar de quatro a cinco dias sem lavar os cabelos e evitar ficar escovando muito. A opção é utilizar aqueles shampoos a seco. Não recomendamos utilizar secador nem chapinha. Nenhum tipo de química, como as progressivas, é permitida.