back to top

Influência do estilo de vida no câncer de estômago

De forma geral, os vegetais são ricos em antioxidantes e, assim, são potencialmente protetores contra esse tipo de câncer.

Bons hábitos preventivos contra o câncer de estômago

Os vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-flor, podem ter papel protetor. As frutas, inclusive as cítricas, contêm grande quantidade de antioxidantes. Como a infecção do estômago pela bactéria Helicobacter pylori é um dos principais fatores predisponentes para o câncer de estômago, acredita-se que o alho e a cebola sejam protetores, pois ambos têm ação bactericida (matam bactérias), e que as propriedades antioxidantes das frutas inibam a gastrite pelo H. pylori, protegendo contra os tipos mais frequentes de câncer gástrico.

Vegetais salgados, como os picles, ou fermentados, predispõem ao câncer de estômago.

A soja e seus derivados possuem substâncias, como as isoflavonas, que protegem contra o câncer de estômago.

O consumo de produtos lácteos fermentados, como o iogurte, e a ingestão de probióticos (substâncias ricas em bacilos vivos, que “reconstituem a microbiota intestinal”) reduzem a infecção do estômago pela bactéria H. pylori, contribuindo assim para protegê-lo da ocorrência de câncer.

O álcool predispõe ao câncer de estômago por liberar o que chamamos de radicais livres, substâncias que agridem o revestimento interno do estômago (mucosa) e estimulam a formação de substâncias que favorecem o aparecimento do câncer.

As carnes processadas, salgadas e conservadas devem ser evitadas, pois contêm, além do sal, substâncias que predispõem ao aparecimento do câncer.

O sal em excesso, por si só, agride a mucosa do estômago, podendo levar a alterações predisponentes ao câncer. No entanto, os estudos não são conclusivos. É possível que o efeito maléfico do excesso de sal só tenha impacto naqueles indivíduos infectados pelo H. pylori.

O papel das vitaminas A e E na proteção contra o câncer de estômago não é muito claro, embora essas vitaminas tenham ação antioxidante potente. Por outro lado, há evidências muito mais sólidas referentes à ação protetora da vitamina C, que diminui tanto a gastrite causada pelo H. pylori quanto a incidência da própria bactéria no estômago. O selênio também tem propriedades antioxidantes e parece exercer ação protetora contra o câncer gástrico.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria