back to top

Câncer colorretal | Diagnóstico

O principal exame para visualizar as lesões do cólon é a colonoscopia. A retossigmoidoscopia pode ser utilizada para visualizar lesões do sigmoide e do reto. Esses exames utilizam fibras ópticas com câmeras digitais, que permitem iluminar e visualizar a mucosa intestinal e realizar biópsias em caso de lesão suspeita. Outros exames úteis para o diagnóstico são a, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, o PET-TC e o enema opaco (exame radiográfico no qual se ingere um contraste oral, que percorre o caminho do alimento no trato digestivo), este último pouco utilizado atualmente. Para avaliar se o paciente tem metástases ou não, o exame mais indicado é a tomografia computadorizada do tórax, abdômen e pelve. A ressonância magnética pode também ser solicitada para avaliar melhor o fígado. Em casos selecionados, o médico pode pedir um PET-TC, mas isso não é rotineiro. Nos pacientes com câncer de reto, é fundamental a realização de uma ressonância dedicada para avaliação de acometimento local. A dosagem do antígeno carcinoembriônico (CEA) no sangue, cujos valores costumam estar elevados, é um exame bastante útil para o acompanhamento de pacientes que já possuem o diagnóstico de câncer. Infelizmente ele não serve para rastreamento.

ESTADIAMENTO

Após o diagnóstico de qualquer câncer, é necessário realizar uma avaliação da extensão da doença. Isso é fundamental para estabelecer a forma de tratamento.


Atualização: Dr Fabio Kater – CRM 99002 Oncologista clínico – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574 Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF Março 2022

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento