back to top

Câncer de fígado | Tratamento

 

Os quatro estádios do câncer de fígado estão descritos abaixo:

Estadiamento do câncer de fígado.
Estadiamento do câncer de fígado.

O câncer de fígado é comumente acompanhado de alterações na função do fígado. Em qualquer estádio em que a doença se encontre, é fundamental avaliar a função hepática antes de definir a melhor estratégia de abordagem. Existem várias classificações para definir o grau de comprometimento funcional do fígado, baseadas em exames laboratoriais e em critérios clínicos, como a presença de ascite (líquido livre no abdome), icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas) e distúrbios neurológicos. O tipo de tratamento é definido a partir do estádio em que a enfermidade se apresenta:

Estádios I e II (estágios iniciais)

A doença pode ser curável por meios cirúrgicos nas fases em que o tumor é único e não invadiu os vasos sanguíneos ao redor do fígado (Estádio I) ou se invadiu os vasos sanguíneos ao redor ou se há múltiplos tumores espalhados pelo fígado ≤ 5 cm (Estádio II). As técnicas mais empregadas são:

  •  Hepatectomia 

A retirada de parte do fígado dá melhores resultados em tumores únicos e pequenos. As condições clínicas devem ser boas, e a função hepática precisa estar preservada para garantir que o órgão regenere a porção perdida, sem comprometer sua função. Com o avanço das técnicas cirúrgicas e anestésicas, em alguns casos é possível realizar a hepatectomia por via minimamente invasiva, técnica que possibilita um pós-operatório com menor risco de complicações.

As taxas de complicação são aceitáveis. As mais comuns são sangramento, infecção, fístulas biliares (extravasamento da bile para fora dos ductos biliares), formação de ascite, insuficiência hepática (que pode causar icterícia e alterações neurológicas) e formação de coágulos sanguíneos nas veias do corpo.

  • Transplante de fígado

O transplante é uma alternativa no caso de tumores confinados ao fígado e quando o mesmo está com sua função tão comprometida pela cirrose que se torna incapaz de suportar a perda de uma de suas partes na cirurgia para a retirada do tumor. É um procedimento de alta complexidade e dependente da disponibilidade de doador com sangue compatível pelo sistema ABO.

Há duas modalidades de transplantes hepáticos: quando o fígado é retirado de doador vivo (em geral, de um familiar de tipo sanguíneo compatível) ou de doador morto. Neste último caso, as filas de espera são longas e controladas rigorosamente pela Central de Transplantes dos Estados.

  • Ablação por radiofrequência e alcoolização

Nas situações em que nem cirurgia mais agressiva nem o transplante de fígado é exequível, há possibilidade de tratamentos menos agressivos, como a ablação por radiofrequência e a alcoolização. Em ambos os procedimentos é feita uma punção do tumor, por meio de uma agulha introduzida através da parede abdominal (sob sedação), guiada por ultrassonografia ou tomografia. Na ablação por radiofrequência, o tumor recebe ondas que provocam aumento da temperatura em seu interior; na alcoolização, doses de álcool são injetadas no tumor para destruir as células malignas.

  • Quimioembolização

Consiste na injeção de agentes quimioterápicos dissolvidos em preparações que contêm microesferas, diretamente no interior da artéria que nutre a região em que a massa tumoral se encontra. O restante do fígado sobrevive porque sua nutrição é feita através da veia porta. As células malignas são atacadas diretamente pela alta concentração do quimioterápico que chega a elas e pela falta de suprimento sanguíneo ocasionada pela obstrução que as microesferas provocam na artéria que as nutre.

Estádios III e IV

Quando as células tumorais atingiram os órgãos vizinhos ou se disseminaram pela corrente sanguínea e pelos vasos linfáticos (Estádio III) ou ainda criaram focos metastáticos nos pulmões ou ossos (Estádio IV), nem a cirurgia nem o transplante de fígado, tampouco a radiofrequência ou a alcoolização, são suficientes para controlar a doença. Exceção é feita quando a lesão ainda está isolada no fígado com tamanho > 5 cm (Estádio III), quando alguns pacientes ainda podem ser operados. As seguintes modalidades de tratamento encontram indicação nesses casos:

  • Terapêutica antiangiogênica

Consiste na utilização de agentes que bloqueiam a formação de novos vasos sanguíneos, impedindo que as células tumorais recebam nutrientes e oxigênio através da circulação. Os medicamentos mais utilizados para esse fim são o lenvatinibe e o sorafenibe, drogas administradas por via oral, e o bevacizumabe administrado via intravenosapor veia, cujos efeitos colaterais mais relevantes são cansaço, lesões na mucosa da boca, inflamação da palma da mão e planta dos pés, hipertensão e diarreia.

  • Imunoterapia

Consiste na administração de medicações intraendovenosas que não atacam o tumor em si, mas acordam o sistema imunológico para que ele reconheça e ataque as células malignas. As medicações podem ser administradas de maneira isolada ou associadas aos antiangiogênicos descritos na sessão acima. Os representantes mais utilizados em câncer de fígado, dão o atezolizumabe, o tremelimumabe e o durvalumabe.

  • Quimioterapia

Os tumores malignos do fígado são relativamente resistentes à quimioterapia, mas esse tipo de tratamento pode ocasionalmente ser benéfico, particularmente em alguns tipos mais raros de tumores hepáticos.

 


Atualização: Dr. Ricardo Carvalho – CRM: 132.389
Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574
Oncologista Clínico no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento