Tipos de câncer / Câncer de mama



Dr. Antonio Buzaid.

Dr. Antonio Buzaid

Dr. Antonio C. Buzaid graduou-se pela Universidade de São Paulo onde recebeu o prêmio Fundação Rockfeller de Melhor Aluno de Cadeiras Básicas. Em 1998 criou, conjuntamente com o Dr Raul Cutait e Frederico costa, o Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês. De 1998 a 2010 foi Diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. Em 2011 tornou-se Diretor Médico Geral do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa de São Paulo e em Novembro de 2015 tornou-se Membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein.

Câncer de mama | Sintomas

O primeiro sinal de que há algo errado com a saúde dos seios é a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Como é indolor, essa irregularidade costuma ser descoberta somente durante a mamografia.

As mulheres que não realizam a mamografia de rotina têm grande chance de perceber a presença do tumor apenas quando ele atingir cerca de 2 a 3 cm. Já aquelas que fazem o exame regularmente recebem o diagnóstico bem antes, aumentando a possibilidade de cura.

Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como deformidade e/ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e presença de líquido nos mamilos.

Em casos mais raros, pode haver nódulos em linfonodos de uma das axilas, endurecimento localizado na mama ou aumento do volume mamário. É importante saber que a maioria dos tumores é benigna e que o tamanho do tumor está diretamente ligado aos índices de cura. Por isso, o diagnóstico deve ser feito o quanto antes.