back to top
HomeTipos de câncerCâncer de testículo | O que é?Câncer de testículo | Diagnóstico

Câncer de testículo | Diagnóstico

https://youtu.be/XAqoaY8FoZw

Devemos pensar na hipótese de câncer de testículo sempre que houver aumento do volume do testículo, dor testicular sem causa aparente, endurecimento do testículo ou os demais sintomas já descritos. Os principais exames de imagem para visualizar lesões testiculares são:

Ultrassonografia

O achado de nódulo ou massa envolvendo o testículo é altamente suspeito. Diferentemente de vários outros tumores, no entanto, não se faz biópsia do suposto nódulo maligno guiada por ultrassonografia, por causa do risco de disseminação da doença através do trajeto da agulha de biópsia. Existem exceções, quando pode ser necessário biópsia.

Tomografia computadorizada ou Ressonância nuclear magnética

São exames que habitualmente podem ser utilizados para complementar o estadiamento da doença, ou seja, para avaliar se o tumor se encontra restrito ao testículo, ou se apresentou disseminação para os linfonodos ou outros órgãos.

PET-CT

Este exame é utilizado de maneira muito menos frequente, e apenas em algumas situações específicas, particularmente quando há alguma dúvida sobre a persistência de células tumorais após o tratamento com quimioterapia ou radioterapia.

 

ESTADIAMENTO

Os quatro estádios estão descritos abaixo:

Tabela Estadiamento do Câncer de Testículo
Estadiamento do câncer de testículo.

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção