back to top
HomeTipos de câncerMelanoma/Câncer de pele | O que é?

Melanoma/Câncer de pele | O que é?

https://youtu.be/_e5MEgBCY5U

A pele é responsável por proteger contra o calor, a luz e os traumas, além de ajudar no controle da temperatura. Funciona como um reservatório de gordura e água e é o órgão responsável pele síntese de vitamina D. Tem três grandes camadas: epiderme, derme e gordura (ou camada subcutânea).

Camadas da pele
As camadas da pele.

  A epiderme é a camada mais superficial, composta predominantemente por células escamosas. Na porção mais inferior da epiderme, encontram-se células mais arredondadas, chamadas de células basais, e as células que sintetizam o pigmento melanina: os melanócitos. Os melanócitos são produtores do pigmento que dá cor à pele, a melanina. Quando estimulados pela luz solar, eles produzem mais melanina, o que confere o tom bronzeado à pele. Ao contrário da derme e do tecido gorduroso, a epiderme não contém vasos sanguíneos nem vasos linfáticos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas, que produzem o suor e ajudam no controle da temperatura do corpo, bem como as glândulas sebáceas, que produzem a secreção responsável pela hidratação da pele. Os três tipos de câncer de pele mais comuns são, em ordem decrescente: • Carcinoma basocelular • Carcinoma de células escamosas (carcinoma espinocelular) • Melanoma  

Câncer de pele não melanoma

O carcinoma basocelular e o de células escamosas em geral ficam localizados por muitos anos e raramente se espalham. Apesar disso, se não forem tratados, podem crescer muito e até destruir o tecido ao seu redor. Por exemplo, um carcinoma basocelular no nariz pode crescer e destruir a cartilagem do órgão, resultando em mutilação para o paciente. O carcinoma de células escamosas pode, ocasionalmente, espalhar-se para os canais linfáticos e atingir os linfonodos que drenam a região do tumor, mas raramente atinge órgãos internos pela via sanguínea. Esse processo é mais comum em pacientes portadores de transplante de órgão que recebem medicamentos para deprimir o sistema imune. Não há necessidade de estadiamento com exames de imagem nesses casos, ou de um estadiamento específico para esses tumores de pele, pois eles, na sua maioria, estão restritos ao local em que se originaram.

Os dois tipos mais comuns são o carcinoma de células escamosas e o carcinoma basocelular. O carcinoma de células escamosas ocorre com mais frequência próximo ao lábio, orelhas, couro cabeludo e dorso das mãos. O carcinoma basocelular ocorre principalmente nos dois terços superiores da face.

Tendem a apresentar crescimento mais profundo e maior risco de recidiva as lesões de carcinoma basocelular e as de carcinoma de células escamosas localizadas na zona H do rosto, que abrange a região próxima aos olhos, o nariz e a área mais lateral do rosto.

Locais mais comuns do câncer de pele
Localização dos tipos mais comuns de câncer de pele

https://youtu.be/iFYYthXasek

No melanoma in situ, as células de melanoma ficam inicialmente confinadas na camada mais baixa da epiderme, a camada basal. Quando essas células penetram na derme, consideramos o melanoma como invasivo. As células do melanoma espalham-se pela via linfática ou pelos vasos sanguíneos.

História natural do melanoma de pele
História natural do melanoma de pele. Note que no melanoma mais profundo existe um risco maior de as células de melanoma entrarem nos canais linfáticos ou sanguíneos

Atualização: Dra. Veridiana Pires De Camargo – CRM: 113175
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fevereiro 2022

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento