back to top
HomeTipos de câncerSarcomas | O que é?

Sarcomas | O que é?

HomeTipos de câncerSarcomas | O que é?

Sarcomas | O que é?

O nome, a princípio, assusta. No entanto, os sarcomas são tumores bastante raros que comprometem os tecidos conjuntivos que ficam entre a pele e os órgãos internos, como músculos, tendões e gordura.

O nome do tipo de sarcoma depende do tecido em que ele se originou. O sarcoma que se origina no tecido gorduroso é chamado de lipossarcoma; aquele que se origina no músculo liso (músculo que fica ao redor das alças de intestino e na parede de vasos sanguíneos) recebe o nome de leiomiossarcoma. O que se origina nos músculos estriados (responsáveis pela movimentação do corpo) é chamado de rabdomiossarcoma.

Local de surgimento de vários tipos de sarcomas
Local de surgimento de vários tipos de sarcomas de partes moles (A). Destaque para o retroperitônio, região localizada na parte posterior do abdômen e mostrada em detalhes em corte transversal (B).

 

Regiões mais afetadas pelos sarcomas.
Regiões do corpo mais afetadas pelos sarcomas.

Os sarcomas tendem a se infiltrar nos tecidos que ficam ao redor do local onde se originaram, tornando a cirurgia tecnicamente mais difícil. Exceto por raros casos, os sarcomas se espalham primariamente pelos vasos sanguíneos. Os pulmões são os órgãos que mais correm risco de metástases; já o envolvimento do cérebro é muito raro.

 

Há dezenas de tipos de sarcomas. Nos adultos, os mais comuns são sarcoma pleomórfico indiferenciado, lipossarcoma e leiomiossarcoma de alto grau. Os sarcomas são divididos, de acordo com o grau de agressividade, em baixo grau, grau intermediário e alto grau. Os de alto grau têm maior propensão para produzir metástases em locais distantes ao de origem. 


Atualização: Dra. Veridiana Pires De Camargo – CRM: 113175 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Vídeo: Dra. Veridiana Camargo

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção