back to top

Como saber se o tratamento fez efeito?

spot_img

Terminei 8 sessões de químio e perguntei ao meu médico se meu corpo reagiu bem. Ele disse que não tem como saber. É verdade? Tem como saber se a químio fez efeito, algum exame para saber se eliminou ou reduziu o câncer? (Neia W)

Olá! Existem duas situações em que indicamos quimioterapia: como tratamento complementar à cirurgia ou para tratar um câncer em atividade, como em casos de doenças metastáticas (ou seja, com focos de doença em outros órgãos).

Então, quando o paciente faz a quimioterapia de forma preventiva, normalmente após a cirurgia, existe uma programação pré-estabelecida de ciclos a serem realizados, e como não há doença em atividade, não há necessidade de avaliar a resposta ao tratamento.

Porém, quando a quimioterapia é indicada antes de uma cirurgia ou quando o paciente tem um tumor com focos a distância, normalmente realizamos de 2 a 3 sessões de quimioterapia e solicitamos exames de sangue e de imagem — incluindo marcadores tumorais –, como tomografias, ressonâncias e PET-scans, que são comparados com os exames no início do diagnóstico para determinarmos se houve resposta ao tratamento em vigência.

Claro que os tipos de exames que solicitamos variam de acordo com o tipo de doença. Normalmente, as tomografia nos trazem essas respostas. Consideramos também como indício de reposta a melhora dos sintomas relacionados à doença que o paciente apresentava anteriormente. Por exemplo, levamos em conta se ele passou a sentir menos dor. É um critério subjetivo, mas também importante de ser avaliado!

Concluindo, quando fazemos um tratamento para uma doença que está ativa, necessitamos realizar esses exames de imagem e de sangue periodicamente para sabermos se o tumor respondeu à quimioterapia. Portanto é possível, sim, saber se o tumor está sendo combatido ou não.

Dra Melissa Meirelles: Oncologista Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes da Beneficência Portuguesa.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria